Cursos de reciclagem profissional: vale a pena apostar nisso? Veja!

7 minutos para ler

A reciclagem profissional é muito abordada no mercado, pois traz diversas vantagens para quem a procura como forma de enriquecer a sua formação e função atual. Além disso, a empresa que conta com essa pessoa engajada como parte da equipe também colhe grandes benefícios.

No entanto, a verdade é que muitos profissionais ainda ficam na dúvida se compensa ou não se aperfeiçoar nesse sentido. Frequentemente, a sensação de estabilidade que um emprego pode passar dá a impressão de que buscar novos desafios, saindo da zona de conforto, é desnecessário.

Para acabar com essa insegurança de uma vez por todas, trouxemos este conteúdo sobre qual é a importância da reciclagem profissional, além de apontar como ela influencia positivamente a sua vida. Quer ficar por dentro desse assunto? Então, venha conosco!

Qual é o objetivo do curso de reciclagem profissional?

Os cursos em geral — de nível profissionalizante, médio e até superior — são construídos com base no que se conhece de uma determinada área na época em que são ofertados ao público pela primeira vez. Com o tempo, porém, as instituições de ensino se preocupam em atualizar os conteúdos curriculares, de modo a oferecer uma formação atualizada.

Diante disso, já dá para perceber qual é o foco da reciclagem profissional, não é mesmo? O fato é que quem não se atualiza, invariavelmente fica com os conhecimentos defasados.

Assim, o objetivo da reciclagem profissional é especializar a atuação da pessoa em questão. Ao aperfeiçoar as funções exercidas, fazendo manutenção dos conhecimentos atuais, o curso foca em atualizar o saber, tanto o teórico quanto o técnico.

Por que é importante se reciclar?

Em primeiro lugar, optar pela reciclagem profissional é uma forma de demonstrar o quanto você se importa com seu próprio desenvolvimento. Depois, fica expressa a responsabilidade que você tem de crescer e ser o melhor profissional possível nos serviços que presta.

A seguir, separamos alguns pontos cruciais para mostrar por que fazer essa boa escolha. Confira!

Aumenta a sua qualificação profissional

Principalmente para quem está em uma área de atuação muito popular, fazer reciclagem profissional é uma maneira excelente de se destacar, pois mostra que você está inteirado sobre o que há de novo no mercado.

Vale ressaltar que instituições de qualidade incrementam o prestígio da sua formação. Por isso, é importante ter atenção na hora de selecionar o local onde você vai obter um curso desse tipo, para garantir que essa qualificação será realmente reconhecida no mercado de trabalho.

Indica compromisso com o aprendizado constante

Buscar maneiras de se reciclar indica que você se preocupa com a qualidade do serviço que presta ao seu empregador e ao público que o seu trabalho atinge. Logo, demonstrar compromisso com o seu aprendizado também ajuda a melhorar a sua imagem profissional, que passa a ser a de alguém que não quer ficar na zona de conforto.

Oferece um diferencial competitivo

Se há um processo seletivo para uma oportunidade de mudar de cargo, por exemplo, quem tem vantagem? Alguém que se formou e parou por ali ou uma pessoa que tem cursos de atualização e aperfeiçoamento?

É obvio que o segundo candidato tem mais chances e está melhor preparado para liderar — e, consequentemente, apto para enfrentar novos desafios e obter novas e maiores responsabilidades.

Powered by Rock Convert

Potencializa os resultados

Pessoas que não investem em si mesmas até conseguem oportunidades no mercado, mas não no mesmo nível das que alguém mais atualizado alcança. Portanto, a reciclagem profissional é uma forma de potencializar os seus resultados na carreira.

Essa é a diferença entre ser alguém com um emprego e ser um profissional de sucesso. Nesse sentido, o lado financeiro também sente os efeitos, uma vez que cargos mais altos e com mais responsabilidades são mais bem-remunerados.

Agrega valor à sua carreira

Mesmo que você execute a mesma função e tenha a mesma formação superior de outros, dar um passo à frente no que diz respeito aos conhecimentos que fazem o seu trabalho ser excelente, sem dúvida, destaca você como profissional.

Lembre-se de que o destaque, muitas vezes, está nos detalhes — e só quem está altamente preparado consegue prestar atenção no que faz diferença e, assim, elevar o nível das suas atividades. Quem evolui conforme o tempo passa, agrega valor à carreira.

Faça isso e não fique mais estacionado no que conquistou: há um mundo de possibilidades!

Por que é necessário se adequar ao mercado de trabalho?

O mercado de trabalho passa por transformações o tempo todo. Especialmente na era digital, com a presença cada vez maior das novas tecnologias, a maneira como as funções são exercidas está mudando, enquanto novas profissões estão surgindo — tudo, para atender às demandas da sociedade do século XXI.

Ao mesmo tempo, o mercado continua a ser um ambiente muito competitivo. A oferta de emprego é menor do que a procura, o que torna cada anúncio de vaga uma verdadeira disputa, na qual sai vitorioso quem consegue se destacar entre os concorrentes.

Por isso, a necessidade de se adequar ao mercado de trabalho é urgente. Embora muitas pessoas ainda não tenham se conscientizado da importância da reciclagem profissional para acompanhar essas mudanças, várias outras já se preocupam em estar preparadas para o que as empresas exigem delas nos processos de recrutamento e seleção.

Quem está empregado e pensa em aproveitar oportunidades de promoção e tentar outras vagas, como as do recrutamento interno, por exemplo, também precisa pensar seriamente em ter esse fator extra no currículo. O mercado muda o tempo todo, e um profissional capacitado é aquele que acompanha esse movimento — e a reciclagem serve para isso.

Quais são as habilidades focadas na reciclagem?

Você pode e deve focar em habilidades e competências que, de alguma forma, influenciam na sua atuação. Para quem trabalha com atendimento ao público, por exemplo, melhorar a oratória é um grande desenvolvimento, além de técnicas de venda, conhecimento de gatilhos mentais e rapport — técnicas para criar empatia entre o vendedor e o cliente.

É claro que há funções que demandam atualização constante, como quem opera com normas ISO — International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização —, regulamentação fiscal, softwares e sistemas, entre outras atividades que constantemente se aprimoram e mudam.

Como vimos, a reciclagem profissional acontece quando você agrega valor à sua atuação, desenvolvendo-se em diversos modos. Então, mude a sua postura e não permita que as transformações do mercado de trabalho deixem você para trás.

Tome a iniciativa de se atualizar e de desenvolver novas habilidades para que, assim, você possa aproveitar todas as oportunidades de crescer na carreira, a fim de conquistar o sucesso profissional e a realização pessoal!

Viu como a reciclagem profissional é importante para o seu futuro? Que tal continuar se informando sobre temas de grande relevância para você? Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este no seu e-mail!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-