Por que saber falar em público é tão importante para sua carreira?

6 minutos para ler

Só de pensar em falar em público você já sente um calafrio percorrendo a espinha? Acredite, é totalmente compreensível. Afinal, a preocupação é muito comum de grande parte dos profissionais, independentemente dos setores em que atuam, e também de muitas pessoas com larga experiência no mundo corporativo, viu?

Por esse motivo, preparamos um conteúdo especial para esclarecer por que é importante para sua carreira saber falar em público. Além disso, apresentamos dicas valiosas para você perder o medo e, finalmente, conseguir expressar-se com mais clareza.

Boa leitura!

As vantagens de saber falar em público

Não basta apenas ter vastos conhecimentos técnicos na área em que você trabalha — atualmente, é preciso que você entregue muito mais para o atual e acirrado mercado de trabalho. Então, se deseja sobressair-se em relação aos demais, saiba que será fundamental aprender a falar em público e, principalmente, ter a habilidade de passar a sua mensagem com transparência.

Veja abaixo por que falar em público vai ajudar a alavancar a sua carreira.

Marcar presença

Como dissemos, ter uma boa oratória é um diferencial para que você obtenha destaque no âmbito profissional. Quando você consegue transmitir com naturalidade e clareza suas opiniões e ideias, você fortalece e potencializa a sua marca pessoal e, em consequência, é lembrado pelos demais.

Transmitir credibilidade

Quem não deseja transmitir credibilidade quando está falando diante de uma plateia? Credibilidade trará respeito, confiança e até novas parcerias e oportunidades de negócios. Nada melhor do que sentir que a sua mensagem foi bem recebida pelo público e, ainda, que você conseguiu conectar-se em algum nível com as pessoas que estão lhe ouvindo.

Ampliar o networking

Quando você está falando para um público específico, você obviamente vira o centro das atenções — todos os olhos estão em você. E, sim, isso pode causar aquele calafrio na espinha que mencionamos no começo do texto, mas esqueça o medo por um momento e pense nas variadas oportunidades que isso pode lhe trazer!

Você terá a chance de conhecer outras pessoas do seu ramo profissional, ganhará visibilidade e ampliará o seu networking de maneira considerável. Com uma rede de contatos maior, coisas novas podem surgir: um emprego diferente, uma promoção inusitada, uma troca de experiências que será primordial para sua carreira, etc.  

As nossas dicas para conseguir falar em público

Agora que você já conheceu os benefícios de saber falar em público, vamos apresentar dicas especiais e práticas para você finalmente desinibir-se e desenvolver a sua oratória. Acompanhe!

Prepare-se

Essa dica é primordial: se você vai falar para uma plateia, necessita estar bem preparado com antecedência. Recomendamos que elabore um roteiro do que falará para não esquecer-se de nada. Estude os conteúdos que serão abordados com atenção, revise seus argumentos e comentários e levante possíveis dúvidas. Lembre-se de que você deseja passar credibilidade, ok?

Você vai utilizar algum aparato tecnológico durante a sua fala? Então, tenha a certeza de que ele está funcionando corretamente. Problemas técnicos tendem a acontecer simplesmente por uma falha de preparo que poderia ser facilmente contornada se houvesse um prévio preparo por parte do palestrante.

Powered by Rock Convert

Treine em frente ao espelho

Treinar em frente ao espelho vai ajudar a eliminar suas tensões! Você pode fazer isso enquanto revisa os conteúdos que serão apresentados durante a sua fala. Com isso, a ansiedade vai embora pouco a pouco e você estará muito mais confiante para expressar-se.

Vale a pena também apresentar-se para um colega de trabalho, familiar ou amigo, por exemplo. Dessa maneira, você pode colher percepções diferenciadas que contribuirão positivamente para a melhora de sua performance.

Cronometre o seu tempo de fala

Outra dica interessante é a cronometragem do seu tempo de fala. Quantas vezes você assistiu a uma apresentação e sentiu que o palestrante poderia ser mais conciso e objetivo? Durante o seu treino, mensure o seu tempo e veja se não é pertinente resumir algumas frases ou alongar-se menos em alguns comentários. Você não pretende deixar o seu público entediado, não é verdade?

Conheça o seu público

Falando em deixar seu público entediado, não podemos esquecer essa dica: descubra com quem você vai falar. Faça uma pesquisa sobre idade, área de formação, gênero e outras especificidades. Com mais informações, será possível adequar a linguagem de seu discurso com mais facilidade.

Tenha postura

Com uma postura adequada, você transmite credibilidade, segurança e respeito. O seu discurso será ouvido com mais atenção e o público sentirá confiança em suas palavras. Não tem ideia de como pode fazer isso? Atente às dicas abaixo.

Aja com naturalidade

Evite fazer movimentos bruscos, balançar-se exageradamente ou gesticular demais.

Mantenha a sua postura

Permaneça com a coluna ereta e os pés um pouco afastados para ter equilíbrio.

Cuidado com a tensão corporal

As pessoas percebem se você está tensionando seu pescoço ou ombros, por exemplo. Tente relaxar e lembrar de respirar entre suas falas.

Atente às suas mãos

Mantenha as mãos na altura da cintura, evitando colocá-las para trás ou nos bolsos. Deixar os braços cruzados durante sua fala não é uma boa ideia também.

Confie em si mesmo

Por fim, recomendamos que esqueça o medo de julgamentos e “confie no seu taco”. Se você preparou-se com antecedência, conhece a fundo o tema que abordará para seu público e decidiu seguir as nossas dicas, para que o receio? Basta acreditar na sua performance e seguir adiante com a cabeça erguida.

Viu como falar em público pode ser mais tranquilo do que você imaginava? Ao investir nessa competência, você poderá beneficiar-se de modo considerável e, quem sabe, conquistar oportunidades incríveis. Então, saia da estagnação profissional, supere as crenças limitadoras e dê uma chance a si mesmo para ascender em sua carreira — o sucesso será a consequência.

Esse conteúdo foi proveitoso para você? O que acha de entrar em contato com a Escola São Pelegrino e conhecer nosso curso de Desenvolvimento Profissional: Dicção, Desinibição e Oratória? O programa ajudará você a ter mais segurança para falar em público e será essencial para aprimorar suas habilidades de comunicação. Fale com a gente!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-