Gestão de frota: saiba como funciona o curso!

6 minutos para ler

Os veículos são parte imprescindível para o bom funcionamento das empresas que necessitam transportar mercadorias ou possibilitar a locomoção dos seus funcionários para a prestação de serviços. Qualquer avaria em um automóvel pode significar a parada das suas atividades e um enorme prejuízo. Nesse sentido, a gestão de frotas é essencial para que a logística das organizações funcione a todo o vapor.

Por mais que as companhias utilizem sistemas modernos para administrar a sua frota, sozinhos, eles não conseguem trazer resultados satisfatórios. Isso porque devem ser operados por profissionais qualificados, que cuidam não apenas do abastecimento do combustível, mas de toda a manutenção dos veículos, estado de conservação e demais custos com estacionamento e pedágio, por exemplo.

Devido à grande demanda por esse serviço, investir na formação em gestão de frotas é uma ótima opção para quem busca rápida inserção no mercado de trabalho. Tem interesse na área? Confira, a seguir, tudo que você precisa saber sobre esse curso!

Quem é o público-alvo?

Já trabalha como administrador de uma empresa e gostaria de adquirir novos conhecimentos para gerir a frota de veículos com mais assertividade? Então, esse é o curso certo para você. A formação é voltada para estudantes e profissionais da área de logística de transporte, administração e gestão, supervisores, analistas, encarregados e quem mais queira se especializar no setor.

De forma geral, o estudo sobre o tema é importante para aqueles que almejam evoluir na carreira, já que possibilita o domínio de estratégias diferenciadas e que contribuem para o desenvolvimento das empresas. Tudo isso faz com os profissionais se destaquem em seu meio de atuação e passem a ser mais valorizado no mercado.

Qual é o objetivo do curso de gestão de frotas?

O objetivo da especialização é permitir o gerenciamento de forma adequada da frota de veículos de determinada companhia. Entre as principais atividades da gestão de frota estão a realização de manutenção, previsão de gastos e elaboração de orçamento com base nos recursos disponíveis, definição e acompanhamento de rotas, cumprimento de prazos e controle de qualidade do serviço.

As aulas do curso preparam o gestor para trabalhar em empresas de transporte público, aluguel de veículos, de táxi, em departamento de polícia, bem como em organizações que necessitem de gestão e logística. Em suma, a formação trata todos os pontos indispensáveis para os profissionais do ramo.

Qual é a carga horária?

Comumente oferecido na modalidade Ensino a Distância (EAD), o curso de gestão de frota pode apresentar carga horária variada. Todavia, com formações de 20 horas, é possível adquirir todos os conhecimentos necessários para ingressar no setor e realizar as suas atividades de maneira bem-sucedida.

Durante o processo de aprendizagem os alunos assistem a videoaulas explicativas, fazem atividades com a finalidade de fixar os conteúdos aprendidos, além de participar de trabalhos que exijam a interação com os demais estudantes por meio de perguntas no fórum, o que ajuda na troca de experiências. Por último, é aplicada uma prova final para verificar se você assimilou o conteúdo lecionado.

Powered by Rock Convert

Quais são os conteúdos abordados?

Na maioria das vezes, a especialização é dividida em três módulos, incluindo o gerenciamento de frotas, dimensionamento de frotas, manutenção de frotas e avaliação final. Conheça algumas das principais disciplinas do curso.

  • História dos transportes;
  • Transportes;
  • Transportes: conceito, tipos de modais e tecnologias utilizadas atualmente;
  • Multimodalidade, intermodalidade e tudo sobre terminais de carga;
  • Observações a respeito da estrutura do transporte rodoviário no Brasil;
  • Responsabilidades do gestor de frota;
  • Como formar frota;
  • Tipos de transportadores e operadores utilizados nos processos logísticos;
  • Custos do transporte rodoviário de cargas e como atingir o ponto de equilíbrio;
  • Depreciação operacional;
  • Seguro facultativo;
  • Licenciamento;
  • Remuneração do capital e custos de oportunidade;
  • Método de cálculo para identificar os custos variáveis;
  • Despesas administrativas;
  • Combustíveis;
  • Pneus;
  • Lavação e lubrificação;
  • Custo de manutenção;
  • Análise de investimento;
  • Relação entre custo, volume, lucro e com atingir o ponto de equilíbrio;
  • Como substituir frotas e determinar a vida econômica útil dos veículos;
  • Gestão para evitar desperdícios, gestão do diesel e orientação econômica a partir das suas potencialidades;
  • Manutenção e as suas particularidades;
  • Manutenção e a análise de falhas mecânicas;
  • Mecânica básica.

Portanto, trata-se de uma formação completa porque abrange todas as atividades pertinentes para o cotidiano dos gestores de frota. Ao fim do curso você recebe um certificado que atesta a sua qualificação na área.

Quais são os índices de empregabilidade?

Aumentar a sua produtividade e reduzir custos é a intenção de toda empresa. A gestão de frota é um ponto importantíssimo para o alcance desse resultado e é considerada um diferencial competitivo no mercado.

Para atender às necessidades das empresas de diferentes nichos, a gestão de frotas tem evoluído a passos largos com o uso de novas tecnologias. Porém, a contratação de profissionais capacitados para comandar esses sistemas continua crucial. Isso faz com que o índice de empregabilidade para gestores de frota siga em alta.

Como ser um bom gestor de frotas?

Além da qualificação técnica, um bom gestor de frota precisa ter características que alavanquem a sua carreira. Senso de organização é uma delas. Como o profissional lida com diversas informações, processos e detalhes, tem que se organizar corretamente para acompanhar todas as etapas da gestão e tomar as decisões certas.

Todos os dias o gestor terá que conduzir ações de curto, médio e longo prazo. Para tanto, há que ser bom em planejamento, focando na conquista de resultados positivos para a empresa. Tal planejamento se estende para as questões estratégicas, financeiras e humanas do setor.

Por fim, você também deve ser curioso e inquieto, estar sempre disposto a acompanhar as novidades do seu mercado e posicionar-se como um líder capaz de orientar e motivar a sua equipe.

Com o curso de gestão de frotas você abre portas na sua carreira para atingir novos patamares profissionais e ampliar os seus rendimentos. Na Escola São Pelegrino, os interessados em uma especialização na área têm acesso a uma formação de qualidade, ministrada por professores reconhecidos e focados em contribuir com a aprendizagem.

Quer aperfeiçoar os seus conhecimentos? Conheça o nosso curso de Gestão de Frotas e matricule-se agora mesmo!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-