O que você precisa saber sobre o Curso Técnico em Marketing
Em meio a tantas mudanças na economia, cada vez mais as empresas intensificam as ações de marketing para se manterem competitivas no mercado. Esse cenário aumenta a demanda por profissionais qualificados e capazes de gerar resultados satisfatórios. Assim, o curso Técnico em Marketing é o passaporte para quem deseja ingressar em uma área profissional aquecida e valorizada.
O marketing tem como uma de suas prioridades focar no consumidor e suas necessidades. As organizações estão preocupadas em antecipar e satisfazer os desejos de seus clientes. Para isso, realiza estudos de mercado e elabora estratégias de comunicação que impactam o público positivamente.
Tem interesse em trabalhar nessa área? Conheça, abaixo, mais detalhes sobre o curso Técnico em Marketing e essa profissão cheia de incríveis desafios!
O que é o curso Técnico em Marketing?
O curso Técnico em Marketing é composto por disciplinas de diferentes áreas do marketing, como serviços, varejo, industrial e corporativo, e também por temas relacionados à gestão de negócios, de custos e formulação de preços. As principais matérias trabalhadas no curso são:
- Consumo e Comportamento do Consumidor;
- Criação Digital;
- Desenvolvimento de Produtos, Gestão de Marcas e Imagem;
- Gestão e Experiência do Cliente;
- Marketing Digital e E-Comerce
- Análise e Mensuração de Resultados em Marketing;
- Pesquisa de Mercado.
O objetivo da formação é capacitar o aluno para implementar as estratégias de comunicação direcionadas para os públicos das empresas, de modo a estreitar o relacionamento com clientes e fornecedores e promover a valorização da marca e imagem da instituição.
A qualificação desse profissional é feita a partir de uma visão generalista para que ele adquira os conhecimentos necessários para atuar em diversos segmentos, que vão desde economia até a gestão do seu próprio negócio.
Quais são as razões para escolhê-lo?
São vários os motivos para investir na carreira de marketing. Em primeiro lugar, trata-se de uma área abrangente uma vez que todos os empreendimentos necessitam de um bom plano de divulgação e de comunicação para interagir com seus consumidores. Diante disso, o profissional pode determinar seu nicho de atuação conforme suas preferências.
Como há muitas empresas que precisam de estratégias de marketing, consequentemente, essa profissão apresenta alto nível de empregabilidade, logo você não terá dificuldades para encontrar um emprego no ramo.
Após esse curso, o profissional terá flexibilidade para atender, simultaneamente, múltiplas empresas e clientes. Essa liberdade também compreende os horários, o regime de trabalho e demais aspectos da profissão. Com isso, é possível integrar a equipe de uma grande corporação e também dedicar-se ao seu próprio empreendimento.
Além disso, a remuneração também é um atrativo para a escolha desse curso. Afinal, profissionais qualificados são muito valorizados no mercado e disputados por corporações de renome. Quanto mais qualificado for o profissional, mais valorizado e bem pago ele será.
Qual é o tempo de duração?
No curso Técnico em Marketing, os alunos terão aulas teóricas, mas o foco principal são as aulas práticas, que visam preparar o profissional de forma rápida e eficiente para entrar no mercado de trabalho em menor tempo, mas sem deixar de lado a qualidade da formação exigida pelos empregadores.
Por isso, no geral, os cursos técnicos têm uma duração média de dois anos e meio, em que diariamente os alunos desenvolvem atividades teóricas e práticas e que retratam a realidade da profissão.
Quais são as vantagens mercadológicas?
Uma das maiores vantagens mercadológicas da formação no curso Técnico em Marketing é o tempo de duração que é menor do que o de um bacharelado que em geral é em torno de quatro anos. Esse fator impacta no preço da qualificação, que também é inferior ao de uma graduação, assim como os materiais didáticos são mais em conta.
Os cursos técnicos buscam profissionalizar, para tal se preocupam em ensinar todas as atividades da área. Desde o primeiro dia de aula, os alunos terão contato com tarefas práticas, fazendo com que eles testem e aprimorem suas habilidades. Os professores são atuantes no mercado de trabalho e a base curricular está atualizada e de acordo com as principais tendências e necessidades da profissão.
As empresas estão em busca de profissionais qualificados em todas as profissões, o que faz com que a formação técnica tenha excelente aceitação no mercado. Diante disso, as pessoas de todas as idades podem se qualificar.
Por meio dessa capacitação, o profissional pode conquistar um emprego com um bom salário e futuramente entrar na universidade, tendo a oportunidade de se aperfeiçoar e continuar crescendo profissionalmente.
Quais são os campos de atuação?
O Técnico em Marketing tem inúmeras possibilidades de atuação. Algumas das áreas com maior demanda são:
Marketing digital
Cuida do relacionamento da empresa com os clientes por meio das ferramentas online, como e-commerces, sites, blogs e redes sociais. Exige a elaboração de estratégias para venda e retenção dos consumidores.
Endomarketing
Estimula o engajamento dos funcionários de acordo com as metas de gestão determinadas pela editoria da organização.
Marketing estratégico
Incumbe-se de estudar o mercado, trabalhando com a criação do produto e definição de estratégias eficientes para venda. Essa área utiliza-se muito de pesquisa e análises pertinentes para a elaboração e acompanhamento do plano estratégico de marketing e vendas.
Marketing de relacionamento
É o segmento que preserva e fortalece as relações das empresas com seus clientes, fornecedores e parceiros. Atualmente utiliza-se muito a chamada “jornada do cliente” visando a satisfação e fidelização dos diversos públicos.
Quais são as competências e habilidades necessárias?
Como o profissional de marketing pode trabalhar nas mais diferentes áreas, é preciso que reúna um conjunto de habilidades técnicas e comportamentais para conseguir desempenhar suas funções com eficácia.
Primeiramente, há que se ter senso ético, conhecer as legislações específicas que regem o marketing para evitar ações que estejam foram da lei. Isso também inclui se comprometer a não prejudicar nenhuma pessoa, organização ou mercado em decorrência da sua atuação profissional.
Muitas vezes, você pode propor uma campanha que considera genial, mas ser duramente criticado por outros profissionais. Nesse caso, para que a sua ideia vá em frente, é necessário desenvolver uma boa capacidade de argumentação para defender o seu ponto de vista.
É essencial saber gerir conflitos, principalmente, quando se almeja assumir cargos de liderança, pois uma equipe é formada por pessoas com diferentes ideias e que podem propor campanhas diversificadas.
Como se dar bem durante o curso?
Para obter êxito em qualquer curso, é preciso ter dedicação e comprometimento. Isso também é válido para a formação em marketing, mas há algumas dicas para essa área, tais como:
- acompanhar os acontecimentos do mercado local e internacional;
- pesquisar sobre softwares e ferramentas tecnológicas que melhoram o seu trabalho;
- ser curioso sobre qualquer serviço ou produto que surgirem no mercado;
- entender de dados e ter interesse em pesquisar bancos com informações relacionadas ao consumo;
- contextualizar qualquer campanha que for desenvolver;
- buscar sempre a melhor solução para suas campanhas;
- identificar seus pontos fracos e procurar aprimorá-los.
Como escolher o melhor curso?
A escolha do curso é tão importante quanto a seleção da instituição de ensino. Antes de realizar a matrícula, você deve fazer pesquisas que tragam à tona a qualidade de ambos. Comece verificando se o curso é aprovado pelo Conselho Estadual de Educação ― isso garante que ele atende aos requisitos mínimos de qualidade para funcionar.
Confira como é a grade curricular e se atende às suas expectativas. Procure conversar com quem já fez o curso para saber como o estudo é na prática e se tem boas recomendações.
Por fim, para fazer um curso Técnico em Marketing eficiente, também é recomendável optar por uma instituição de ensino que alia o aprendizado técnico ao prático, o que assegura uma capacitação completa.
Quer saber mais? Entre em contato com a Escola São Pelegrino e conheça os detalhes do nosso curso Técnico em Marketing!
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