Por que fazer o curso técnico em administração? Saiba agora!

6 minutos para ler

Construir uma carreira em administração significa ir além de ser um gestor de uma empresa. O profissional dessa área consegue atuar e se destacar em muitas esferas empresariais, como na parte contábil, financeira, de planejamento logístico e estoque, recursos humanos, marketing, entre outros. Por isso, é importante conhecer o curso técnico em administração.

Além de adquirir um conhecimento amplo e útil em vários campos e poder coordenar equipes produtivas tanto no setor público quanto no privado, o curso também é uma boa opção para as pessoas que desejam empreender no mercado.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer os principais motivos para fazer um curso técnico em administração. Confira!

Como funciona o curso técnico em administração?

O cargo de técnico em administração é indispensável para diversos setores das empresas. Por isso, um bom curso deve preparar o profissional para atuar em funções importantes nas organizações. A duração é de até dois anos, e pode ser feito nos turnos da manhã, tarde ou noite, de acordo com as necessidades do aluno.

Área de atuação

Se optar pela área financeira, o técnico em administração pode trabalhar com a interpretação de dados do mercado, além de auxiliar no desenvolvimento de contratos e participar do planejamento tributário e financeiro das empresas.

Se a preferência for pela área de marketing, o profissional estará mais voltado aos aspectos da comunicação com os consumidores, podendo trabalhar com o atendimento ao cliente, com publicidade ou na criação de marca e identidade da organização.

Outra opção de atuação é participando da equipe de logística da companhia. Nessa esfera, é possível otimizar rotas, suprimentos e contratos. Também é possível que o técnico em administração esteja mais ligado ao setor de planejamento e estratégia, realizando a identificação e a interpretação de dados e trabalhando na elaboração de metas e objetivos fundamentais para os planos de crescimento a médio e longo prazo da empresa.

Caso você se identifique mais com a área de recursos humanos, não se preocupe — é possível trabalhar com as folhas de pagamento, em cursos internos, no recrutamento e seleção de candidatos e desenvolvendo estratégias de engajamento com a cultura da organização. Essas são só algumas das possibilidades que o curso técnico em administração apresenta.

Grade curricular

Uma boa grade curricular, com disciplinas em diversas áreas e carga horária teórica e prática é essencial para um curso mais completo. Por isso, é importante gostar de matemática, informática, planejamento, psicologia e marketing. Entre as matérias estudadas, estão:

  • Introdução à Administração de Empresas;
  • Estatística;
  • Contabilidade;
  • Psicologia das Relações Humanas;
  • Higiene e Segurança do Trabalho;
  • Empreendedorismo.

Outro ponto interessante é que essas disciplinas são muito similares às oferecidas por universidades para o curso superior de administração. Isso é muito interessante, pois confere ao estudante uma boa formação profissional e o deixa preparado para enfrentar diversos desafios do mercado de trabalho.

Quais são as suas vantagens?

Quem busca crescer na carreira e encontrar vagas de emprego com salários e condições de trabalho melhores precisa investir em um curso técnico. Para encontrar ainda mais oportunidades, o curso técnico de administração pode ser uma excelente opção.

Powered by Rock Convert

Por isso, neste tópico apresentaremos as principais vantagens de investir nesse curso. Acompanhe.

Entender como funcionam as empresas

Mesmo quem não tem muita experiência no currículo precisa mostrar que compreende como funciona uma empresa e que pode contribuir para o crescimento dos departamentos. Isso já demonstra um grande diferencial em uma entrevista de emprego, por exemplo.

Ao se formar técnico em administração, o profissional tem um bom entendimento de como diversas áreas de um negócio trabalham. É possível ter uma ideia clara das funções dos setores financeiro, de recursos humanos, comercial, logístico, administrativo, entre outros, e como eles se integram na rotina da companhia.

Melhorar as oportunidades de emprego

Como dissemos, a empregabilidade é uma das principais vantagens que um curso técnico em administração pode oferecer. Empresas públicas e privadas, de pequeno, médio ou grande porte precisam dos serviços desses profissionais para se manterem ativas e competitivas no mercado.

Com a retomada da economia, o número de empresas ativas no Brasil tende a aumentar e, com isso, diversas novas oportunidades de atuação na área devem surgir. Quem se prepara e se qualifica sai na frente na conquista das vagas. Além disso, as condições salariais para quem tem a formação técnica costumam ser mais atrativas.

Obter conhecimentos diversos

Como é possível perceber pela grade curricular, o curso não está restrito apenas à área das ciências exatas, por exemplo. O aluno se forma com conhecimentos de economia, informática, psicologia, marketing e comunicação empresarial.

Durante todos os meses que passa em sala de aula, o estudante recebe um panorama multidisciplinar, permitindo que ele não fique restrito ao ambiente corporativo e adquira, inclusive, uma visão empreendedora. Além disso, ele trabalha, também, com diversas ferramentas muito úteis no dia a dia de uma empresa, podendo criar oportunidades e abrir espaço para futuras promoções. Assim, o curso é uma excelente oportunidade de expandir seus horizontes profissionais.

Aproveitar um curso mais objetivo e prático

O curso técnico capacita os seus alunos de forma objetiva e prática, pois foca na objetividade do campo de atuação. Mesmo a administração sendo uma área ampla e completa, os alunos recebem um acompanhamento direcionado, com disciplinas que conversam entre si e trazem um conhecimento útil.

Os conteúdos são idealizados para atender às principais demandas mercadológicas. Assim, como o foco não está apenas na teoria e sim no operacional, os professores procuram trabalhar com a problematização de questões próprias da profissão. Quem se beneficia disso são os estudantes, que finalizam o curso mais preparados para o mercado de trabalho.

Para fazer um bom curso técnico em administração e ter sucesso na carreira, é fundamental ter um perfil proativo e vontade de aprender. Além disso, é essencial contar com uma instituição de ensino que proporcione conhecimentos teóricos e práticos, promovendo uma educação de qualidade e que ajude o aluno a aproveitar todas as oportunidades.

Quer estudar em uma escola renomada, com corpo docente qualificado e que oferece um ensino de qualidade? Então entre em contato conosco e conheça o nosso curso técnico em administração!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-