Remuneração como ferramenta estratégica de atração e retenção de profissionais
Quando pensamos em salário, a sua função, a sua importância na relação de trabalho, muitos aspectos surgem e precisam ser entendidos, fatores esses que precisam de conhecimento, entendimento e metodologia. Sendo assim, para dominar a estratégia de remuneração e possuir um plano realmente interessante de atração de talentos, além da experiência profissional vivida na prática, sugere-se a realização de cursos e formações.
Uma das opções de formação completa e focada é a escolha pelo Curso Técnico em Recursos Humanos. Ele lhe entrega uma formação com competências indispensáveis para uma boa atuação profissional e que lhe permitam uma visão analítica para propor, elaborar e aprovar planos de gestão de pessoas, onde inclui-se a remuneração estratégia.
Agora, para entender o tema proposto, é importante explicitar que remuneração é a soma dos ganhos do profissional em uma organização e que ela pode ser composta por vários itens, como por exemplo:
– Salário Fixo;
– Comissões;
– Plano de Saúde;
– Vale Alimentação;
– Previdência Privada;
– Programa de Participação em Resultados, entre outros.
Todo o pacote de benefícios oferecidos compõe a remuneração que geralmente também tem relação direta com o plano de retenção de talentos. Sendo assim, estes incentivos fazem a conexão com as principais estratégias da organização no que diz respeito as ferramentas que ela está disposta a utilizar-se, bem como tem orçamento para implementar. Algumas organizações possuem estratégias mais conservadoras enquanto outras mais agressivas, o que está diretamente relacionado a alguns fatores como:
– Principal Objetivo da Empresa focada em Pessoas;
– Mercado onde a Empresa está inserida;
– Concorrência por Profissionais;
– Atitude de utilizar o conceito de Remuneração Estratégica como aliado na atração e retenção de profissionais;
O tema abordado é extenso e, sendo assim, não tem como aprofundar em um único artigo. Ele é merecedor de muito estudo e por este motivo que existem ferramentas nas empresas através de seus RHs para manter as informações atualizadas como por exemplo: pesquisa de salarial, pesquisa de benefícios, ranking de cargos, tabelas salariais e por fim estruturação de políticas salariais eficientes.
Pense nisso, estude o tema, e procure qualificação com conteúdo para evoluir neste assunto e nesta área, que tem um bom reconhecimento no mercado de trabalho.
Ah, e para você que quer conquistar sucesso na carreira em gestão de pessoas, a Escola São Pelegrino oferta o Técnico em Recursos Humanos com currículo atualizado e professores atuantes no mercado de trabalho. Não deixe de conferir o perfil de conclusão do profissional e a base curricular ou acesse nosso site e consulte todas as opções disponíveis para sua carreira!
Ficou interessado? Entre em contato com a gente e saiba mais!
Sucesso!