Quero mudar de emprego, o que fazer?

4 minutos para ler

Na vida profissional, muitas pessoas chegam a um ponto em que pensam “quero mudar de emprego” e mal podem esperar para iniciar as atividades em outra empresa. Uma série de fatores contribui para isso, como o salário que não atende às necessidades do profissional, falta de identificação com o cargo e insatisfação com o ambiente de trabalho, entre muitos outros.

Nesse contexto, mudar de emprego é uma decisão importante que tem o potencial de operar grandes transformações na carreira. Por essa razão, é preciso ter certa cautela para que esse momento não se torne uma nova fonte de contrariedade.

Em vista disso, preparamos algumas dicas sobre o que você deve fazer quando decidir encontrar uma nova colocação no mercado de trabalho. Confira!

Reflita sobre suas motivações para mudar de emprego

Como foi dito, muitos motivos podem fazer alguém querer pedir demissão e recomeçar em outra companhia. No entanto, agir por impulso não é a melhor maneira de resolver o problema. Antes de abandonar um trabalho, é importante ter certeza de que esse é realmente o melhor caminho.

Para tanto, você deve ser perguntar por que o pensamento “quero mudar de emprego” se instalou em sua cabeça. O que não está funcionando para você? Será que deixar a empresa é a única maneira de ficar satisfeito de novo? Às vezes, a solução pode ser apenas mudar de setor, conseguir um aumento de salário ou conquistar uma promoção.

Faça uma análise do mercado

Após uma boa reflexão, se você perceber que trocar de emprego é, de fato, a decisão certa, então é hora de colocar o plano em prática. Contudo, isso não é algo que deva ser feito de um dia para o outro. Afinal de contas, você vai precisar encontrar uma colocação melhor do que a atual para que a mudança valha a pena.

Powered by Rock Convert

Isso pode ser feito por meio de uma análise minuciosa do mercado. Você precisa observar como está o cenário econômico e, especialmente, qual é a situação da sua área. Além disso, saber o momento pelo qual a empresa contratante está passando é fundamental para ter uma visão objetiva de quais são as perspectivas do seu novo emprego.

Monte um plano de carreira

Ter um plano de carreira também é imprescindível para que você não fique mudando de emprego sem crescer na profissão. Cada uma dessas mudanças precisa fazer sentido no caminho que você está percorrendo em direção ao sucesso profissional.

Assim, reflita sobre qual é o seu grande objetivo na carreira — aonde pretende chegar, que tipo de cargo almeja ocupar daqui a alguns anos — e procure empregos que possam ajudá-lo a atingir suas metas. Desse jeito, você vai ter mais motivação para exercer suas funções no novo cargo.

Qualifique-se para o mercado de trabalho

Para conseguir uma boa colocação no mercado, é fundamental ter conhecimentos e habilidades que façam você se destacar entre os concorrentes. Uma maneira eficiente de fazer isso é voltar a estudar e conquistar novas qualificações, como cursos técnicos e profissionalizantes, para melhorar o currículo e chamar a atenção dos recrutadores.

Por fim, é necessário saber como pedir demissão da maneira correta para não deixar uma impressão ruim ao sair da empresa. O ideal é não fazer comentários como “quero mudar de emprego” no ambiente de trabalho, mas sim conversar com o seu chefe respeitosamente, quando tudo já estiver encaminhado. Assim, sua imagem profissional será preservada enquanto você sai em busca de novas e melhores oportunidades.

Quer mais dicas sobre esse tema? Leia também o nosso artigo sobre como pedir demissão sem fechar as portas!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-