Saiba o que faz e quanto ganha o profissional de PCP
Para você que está buscando uma profissão com excelente remuneração e boas oportunidades de trabalho está na hora de saber mais sobre a formação na área de Planejamento e Controle da Produção.
É importante destacar que o setor industrial é um dos mais importantes para a manutenção da economia. Sua atividade alavanca o desenvolvimento e gera milhares de empregos. Diante da relevância do setor, profissionais que dominem o Planejamento e Controle da Produção (PCP) exercem uma função cada vez mais valorizada no mercado de trabalho. Para quem busca ingressar nessa carreira, é importante conhecer bem seu processo de capacitação e detalhes sobre a área de atuação. Por isso, preparamos este artigo que esclarece quais são as atribuições da profissão, média salarial, características auxiliares para o sucesso do profissional e oportunidades de trabalho. Confira!
O que faz o Profissional de PCP?
O profissional de PCP atua com a análise e gestão de estoque de matéria-prima, componentes e material de embalagem. Ele é responsável por analisar o desempenho industrial.
Ao fazer um curso de PCP em uma boa instituição de ensino, o aluno ficará apto para atuar com o planejamento, controle e programação de produção de peças diversas, além de controlar o estoque, almoxarifado e inventários.
Também desenvolver plano anual de compras de matérias primas e embalagens, atuar na resolução de problemas com divergência entre pedido de compra e nota fiscal, acompanhar e controlar devoluções e troca de insumos reprovados.
O profissional de PCP está apto a fazer também a análise dos métodos de planejamento, programação e controle de produção, com execução do planejamento da empresa, se responsabilizar pelo planejamento e programação de produto acabado e insumos de terceiros, fazer o monitoramento dos processos produtivos e tópicos críticos de abastecimento de materiais, bem como coordenação e alinhamento das áreas de produção, vendas, logística, qualidade e laboratório. Ou seja, ele assegura o abastecimento de materiais e produtos acabados, fazendo a elaboração das planilhas de indicadores estratégicos para empresa definir o que produzir, quanto produzir e em que ordem produzir.
Posteriormente, o profissional de PCP pode ainda complementa seus conhecimentos através de formações em áreas afins, como Administração, Logística e Engenharia de Produção.
Média Salarial do Profissional de PCP
Um Técnico Analista de PCP ganha em média R$ 3.310,80 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais de acordo com pesquisa do salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, e-Social e Empregador Web com um total de 33.760 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas no período de Dezembro de 2020 a Novembro de 2021.
O levantamento descrito acima leva em conta o salário base, ou seja, não entram no cálculo adicionais como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade.
A cidade com mais ocorrências de contratações e por consequência com mais vagas de emprego para Técnico Analista de PCP é São Paulo – SP. No entanto, Caxias do Sul – RS, por ser um grande polo industrial, concentrando empresas do setor metalmecânico, também têm admitido muitos profissionais desta área.
Oportunidades profissionais em áreas afins:
O profissional de PCP também pode encontrar oportunidades em áreas relacionadas, tais como:
· Programador de Controle de Produção;
· Calculista de Tempos ou Cronometrista;
· Almoxarifado;
· Recebimento e expedição;
· Técnico de Produção;
· Técnico Analista de Processos de Produção;
· Técnico de Processo de Fabricação;
· Técnico de Planejamento de Produção;
· Técnico de Programação e Controle de Serviço de Manutenção;
· Técnico Analista de Programação;
· Técnico de Programação e Controle da Produção e Expedição;
· Técnico Analista de Produção.
Os profissionais de planejamento e controle de produção trabalham em diversos tipos de empresas industriais, comerciais e de serviços, concentram-se nas empresas de construção, na indústria química e petroquímica, de fabricação de produtos têxteis, de celulose, papel e produtos de papel, no complexo automobilístico, usinagem, metalúrgicas, dentre outras.
Tenha essas características e obtenha sucesso profissional:
Para exercer a função com êxito, sugere-se que o profissional desenvolva algumas habilidades comportamentais, tais como:
· raciocínio lógico;
· visão holística;
· facilidade para interagir com diferentes púbicos (colegas, clientes e fornecedores);
· iniciativa, pró atividade e liderança;
· demonstrar comprometimento;
· desinibição e boa capacidade de comunicação;
· demonstrar senso crítico;
· adaptar-se continuamente;
· disponibilidade para aprendizagem contínua.
Diante deste contexto, o profissional que se destaca como Técnico e/ou Analista de PCP é o que para superar seus desafios, está sempre se capacitando por meio de cursos complementares.
Como iniciar a carreira?
O primeiro passo para quem se identifica com essa profissão e deseja trilhar uma carreira, ou melhorar seu currículo, é buscar um bom curso de qualificação. Faça uma pesquisa e encontre uma escola com um corpo docente capacitado, que tenha boa estrutura e possa oferecer um ensino de qualidade. O curso de PCP oferece aos alunos uma capacitação focada na prática e nas necessidades do setor. Isso acelera a inclusão no mercado de trabalho e em pouco tempo o aluno se torna um profissional mais preparado e completo. Para quem está no começo da carreira, pode ser um diferencial. Para os que já têm mais experiência, demonstra o interesse por atualização constante.
Agora, que você já descobriu o que faz, média salarial e quais as perspectivas de trabalho para essa profissão, você já pode fazer uma escolha mais acertada e segura. Quem sabe, essa pode ser a qualificação que está faltando para fazer sua carreira deslanchar. Se você se interessou por essa profissão, conheça o Curso de Planejamento e Controle da Produção da Escola Técnica São Pelegrino e comece uma carreira de sucesso, já!