Conheça os Cursos Profissionalizantes em alta no mercado

Conheça os Cursos Profissionalizantes em alta no mercado
10 minutos para ler

Você tem urgência em entrar no mercado de trabalho? Então, precisa encontrar um meio de expandir seus conhecimentos técnicos rapidamente e, assim, alavancar suas oportunidades para conseguir que seu currículo se destaque dentre os demais. Nesse caso, fazer um dos diversos cursos profissionalizantes em alta é uma excelente estratégia para atingir esse objetivo.

Esse tipo de formação é concluído em um curto período de tempo e foca muito mais em conteúdos práticos do que em teóricos, o que pode garantir que você alcance a chance profissional que sempre desejou. O custo também é outro benefício interessante — os valores são mais baixos em relação às mensalidades de uma graduação.

Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura! Neste conteúdo, apresentamos alguns dos cursos profissionalizantes mais promissores no mercado de trabalho atual, além de outras informações muito úteis para você. Descubra, a seguir, qual é o ideal para a sua carreira! Vamos lá?

Conheça os Cursos Profissionalizantes em alta no mercado

1. Atendimento, Negociação e Vendas

curso de Atendimento, Negociação e Vendas fará muito mais do que simplesmente aperfeiçoar técnicas de vendas. Ele vai colocar você em contato com as tendências mais atuais do mercado, mostrando como fazer análises aprofundadas e ainda atrair, encantar e fidelizar clientes.

Com duração de aproximadamente 20 horas, divididos em 5 encontros, o programa apresenta as disciplinas de Introdução e Conhecimentos Essenciais, Estratégia com Fundamentação em Marketing, Habilidades Essenciais do Vendedor, Custo da não qualidade, Perfis de Clientes, Estratégias de Atendimento, Negociação, entre outros.

O setor é bastante procurado, pois oferece ganhos fixos mais variados, oriundos de comissões por vendas.

2. Assistente Fiscal

área fiscal é essencial para o planejamento estratégico e para o processo de tomada de decisões de uma empresa. Se as atividades referentes a esse setor não acontecerem de forma ordenada, dificilmente o negócio terá um bom funcionamento.

Por outro lado, quando a área fiscal conta com uma boa gestão e profissionais competentes, a empresa obtém grandes vantagens. A redução de custos por meio de benefícios fiscais, a melhora no fluxo de caixa, a redução do risco de receber multas e a agilidade nos processos fiscais são algumas delas.

Com um curso de Assistente Fiscal, será possível adquirir uma visão integrada e abrangente da área fiscal. O estudante estará apto a compreender a estrutura político-administrativa de uma empresa, realizar cálculos de impostos, entender escriturações fiscais e o processo de emissão de notas fiscais e notas fiscais eletrônicas. A duração do programa é de aproximadamente 80 horas.

De acordo com a Catho, a média salarial de um Assistente Fiscal fica em torno de R$ 1.900,00, mas esse valor pode aumentar, dependendo do nível de experiência e dedicação do profissional.

3. Excel

Com esse curso de aproximadamente 60 horas, você desenvolverá competências básicas até as mais avançadas na utilização das diversas ferramentas do Excel e obterá resultados profissionais excelentes.

Você aprenderá as diversas funções desse editor de planilhas, criando fórmulas, gráficos, previsões, planejamentos, controle de caixa e relatórios diversos, empregando vários recursos desta incrível ferramenta, além de funções financeiras, matemáticas, gráficos, tabelas dinâmicas e busca de valores.

4. Dicção, Desinibição e Oratória

Para melhorar sua desenvoltura e fala em público, você precisa de um curso de Dicção, Desinibição e Oratória. São habilidades valiosas que podem trazer inúmeros benefícios para a vida pessoal e profissional. Quando alguém é capaz de se comunicar com clareza e persuasão, as possibilidades de sucesso são muito maiores.

Com esta formação de 28 horas, você vai ter total segurança na hora de fazer apresentações ao público, eliminando o nervosismo, a ansiedade e os vícios de linguagem.

Confira outras opções de cursos profissionalizantes

Além dos cursos que citamos, existem outras opções com o mesmo potencial de alavancar carreiras. Isso é ótimo porque, mesmo que não tenha se identificado muito com a lista acima, você com certeza encontrará um curso que combine mais com o seu perfil.

Outro curso profissionalizante que merece destaque é o de Formação em Liderança. O programa dura 133 horas e proporciona o domínio de técnicas para melhorar as relações profissionais, por meio de um trabalho em equipe aprimorado e da integração de pessoas.

Esse curso é formado por três grandes módulos que englobam: A essência da Liderança (38h); Habilidades do Líder (36h); Liderança na Prática (59h). Com essa formação, o profissional terá uma visão mais ampla do negócio e estará apto a liderar com eficiência.

Existem, ainda, outras opções — só para o caso de você não ter encontrado o curso ideal. Confira, a seguir, uma lista com outros cursos profissionalizantes que estão em alta no mercado:

  • Compras
  • Custos e Formação de Preços;
  • CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes);
  • Folha de Pagamento | Básico e Avançado;
  • Gestão Estratégica de Compras;
  • Gestão por Competências;
  • Informática Básica + Redes Sociais;
  • Jovem Aprendiz;
  • LID (Leitura e Interpretação de Desenho);
  • Metrologia;
  • Planejamento Empresarial;
  • Recrutamento e Seleção;
  • Sped;
  • Treinamento e Desenvolvimento.

Confira aqui a lista de cursos profissionalizantes que a Escola São Pelegrino tem oferecer.

Entenda os benefícios de optar por cursos profissionalizantes

Investimento acessível

Para quem tem vontade de estudar e se profissionalizar em alguma área mas tem medo de se comprometer financeiramente, os cursos profissionalizantes podem ser uma boa alternativa. Afinal, eles costumam custar, em média, de 40% a 60% menos do que uma graduação tradicional, uma diferença considerável se for levado em conta todas as demais despesas que vêm junto com o aprendizado: os livros, o transporte e o tempo dedicado aos estudos, por exemplo.

Formação voltada para o mercado de trabalho

A boa notícia para quem não sabe como funcionam os cursos profissionalizantes é que eles costumam ter os conteúdos voltados diretamente para a prática. Em outras palavras, as aulas preparam e qualificam os estudantes exatamente para aquelas demandas que o mercado necessita.

Por isso, o contato com a prática, com as ofertas de emprego e promoções costumam ser uma realidade. Essa característica vai de encontro àquilo que o mercado procura!

Orientação diferenciada para cada aluno

Sabe aquela imagem clássica de sala de aula cheia de alunos prestando atenção no que o professor fala, tão comum no Ensino Médio e nas Faculdades? Pois saiba que essa não é a realidade de um curso profissionalizante. Isso porque eles costumam ter turmas bem menores justamente pela proposta prática de ensino a que se propõem.

Por causa dessa característica, o professor precisa acompanhar de perto o desenvolvimento dos alunos, fazendo com que o aprendizado seja quase individual e as necessidades e dificuldades específicas de cada um sejam atendidas de forma mais eficiente possível.

Desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades

Em uma sociedade sempre em evolução e um mercado de trabalho que anseia por novas capacitações a todo momento, ninguém mais pode se dar ao luxo de ficar parado no tempo. Portanto, buscar qualificação para acompanhar essa realidade tornou-se um requisito obrigatório. E os cursos profissionalizantes se apresentam como a alternativa mais apropriada para quem tem pressa, vontade de trabalhar e pouco dinheiro para investir.

Saiba para quem os cursos profissionalizantes são indicados

Os cursos profissionalizantes são voltados para qualquer pessoa. E isso envolve desde os jovens que concluíram recentemente o Ensino Médio e precisam se inserir rapidamente no mercado de trabalho, até os profissionais que estão formados há algum tempo mas que precisam se atualizar para acompanhar as tendências do mercado.

Mas não é só. Aqueles profissionais já inseridos no mercado e que precisam agregar algum tipo de conhecimento ao trabalho que já realizam também podem optar por um curso profissionalizante. Aliás, isso já vem acontecendo, como é o caso dos jornalistas que precisam atualizar os conhecimentos sobre marketing digital, por exemplo.

Portanto, não importa qual é a sua situação: se pretende mudar de função na empresa em que trabalha, se quer procurar um novo emprego, se quer se inserir no mercado ou se quer mudar completamente de área. Nem se você tem pressa ou não. O fato é que os cursos profissionalizantes podem encaixar perfeitamente naquilo que você está buscando.

Veja como escolher uma instituição de qualidade

Você sabe como escolher uma instituição que assegurará uma boa qualificação? A seguir, elencamos pontos essenciais para atentar antes de contratar um curso em uma escola. Veja:

  • confira a infraestrutura: avalie as condições básicas, como iluminação, limpeza e conforto;
  • verifique a autorização do MEC: é possível confirmar se os cursos da instituição são autorizados por meio do site do Ministério da Educação;
  • pesquise sobre o corpo docente: confira as qualificações e o currículo profissional dos professores;
  • considere a localização: calcule possíveis gastos de locomoção e certifique-se de que eles cabem em seu orçamento;
  • fale com antigos alunos: converse com quem já está formado e descubra se essas pessoas conseguiram boas oportunidades profissionais.

Não importa o curso que queira realizar, lembre-se apenas de buscar por uma instituição que possa oferecer uma formação sólida. Um programa de qualidade é o que fará com que você seja um profissional completo e com grandes chances de inserção no mercado de trabalho.

Agora que você já conhece quais são os tipos de cursos profissionalizantes em alta no momento, já pode pesquisar a respeito de quais áreas mais gostaria de atuar. Afinal, nunca é tarde para optar por aquelas áreas que mais têm possibilidade de prosperar no país!

Quer conhecer um pouco mais sobre a Escola São Pelegrino e os cursos profissionalizantes oferecidos em nossa instituição? Então, acesse o nosso site e se informe a respeito de currículo, carga horária e tudo mais que você gostaria de saber!

Confira aqui a lista de cursos profissionalizantes que a Escola São Pelegrino tem oferecer.

Você também pode gostar
-