Conheça 4 vantagens de estudar perto de casa

Escolher a escola dos filhos é sempre uma dúvida para os pais, já que a preocupação com os custos e a qualidade do ensino devem ser levadas em consideração. Além disso, outro ponto importante é a distância da instituição em relação a casa, pois o trânsito caótico das grandes cidades costuma ser um problema para quem se desloca todos os dias. Assim, as vantagens de estudar perto de casa são muitas.

A facilidade da locomoção pode trazer mais tranquilidade, pois diminui a necessidade de enfrentar um possível engarrafamento, o que significa menos estresse e mais tempo para aproveitar outras atividades. Ademais, o orçamento também diminui, já que os custos com o transporte podem ser eliminados.

Neste post, vamos apresentar 4 vantagens de estudar perto de casa. Confira!

1. Economia de custos

Esse é considerado um dos pontos essenciais no momento da escolha de um colégio, principalmente para os estudantes que realizam outras atividades além dos estudos, como trabalhar, fazer aula de inglês ou praticar algum esporte.

O custo com o transporte pode ultrapassar R$ 100,00 por mês, levando em consideração o preço da passagem do transporte público de grandes cidades. Assim, é possível economizar bastante e utilizar esse dinheiro para investir em um hobby, por exemplo.

2. Qualidade de vida

Estudar longe de casa demanda bastante tempo, que poderia ser mais bem aproveitado pelo aluno para realizar atividades entre amigos ou até mesmo compartilhar bons momentos em família.

No trajeto demorado e longo, existe um risco maior do estudante ficar nervoso e estressado. Além dos desafios dos estudos, a pressão de passar no vestibular pode mexer bastante com a cabeça do aluno. Ademais, os transtornos da distância entre escola e casa podem acabar prejudicando o desempenho nos estudos.

3. Otimização do tempo

Quem mora muito longe da escola pode ter que pegar mais de um ônibus todos os dias para conseguir chegar a tempo no local. Além disso, muitas pessoas perdem mais de duas horas no trânsito no percurso de ida e volta da instituição de ensino. O carro também não foge à regra do trânsito conturbado das grandes cidades.

Assim, estudar perto de casa pode trazer grandes vantagens, já que é possível se deslocar a pé e aproveitar o restante do tempo para fazer um trabalho ou estudar para o vestibular, por exemplo.

4. Otimização da rotina de estudos

O aluno que mora perto da escola pode ter uma motivação maior para estudar. Isso porque ele pode ficar menos cansado mentalmente e fisicamente da rotina e com um ânimo maior para pegar nos livros. Por outro lado, quem mora longe do colégio pode se cansar facilmente, o que deixa a pessoa desmotivada.

Como vimos, existem muitas vantagens de estudar perto de casa, como qualidade de vida, otimização do tempo e economia de custos com o transporte público. Além disso, estudar próximo à residência também é um fator motivador para levar os estudos mais a sério e com perseverança. Por isso, sempre que possível, tente matricular seu filho em um colégio próximo de sua casa.

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre educação? Então confira 6 tipos de cursos profissionalizantes em alta no mercado!