AVALIAR IMÓVEIS É A HABILIDADE DE PERCEBER OS DETALHES

4 minutos para ler

Com a frase “AVALIAR IMÓVEIS É A HABILIDADE DE PERCEBER OS DETALHES”, o perito avaliador imobiliário e professor do curso Avaliação Imobiliária Documentária, Luís Cláudio Giani Marros, iniciou conversa em uma aula-palestra sobre um tema tão caro e complexo para todos os Corretores de Imóveis: Avaliação Imobiliária Mercadológica (AIM.). Logo, esta frase de autoria do próprio Giani, percorre as redes sociais, não somente das empresas imobiliárias, como de profissionais atuantes cotidianamente do mercado imobiliário.

Interessante perceber que, a reação dos profissionais que escutam (mas não ouvem) tal frase, ainda causa certo espanto. Talvez por falta de entendimento? É possível, sim. Vamos tentar, portanto, desmistificar alguns pontos que transformam esta “simples” frase em um enorme enigma, onde, mesmo os atuantes do mercado imobiliário possuem dificuldades em compreender…

Avaliação Imobiliária Documentada

Vejamos que:

Primeiro, a Avaliação Imobiliária Mercadológica (AIM) é prerrogativa legal da atividade de corretagem imobiliária, onde a ideia central é a determinação de certo valor (R$) comercial, atual e contemporâneo de um certo Bem Imóvel, através de um documento – Parecer, dotado de estrutura e características que o identifica como tal, portanto válido em todo o território nacional.

Segundo, uma habilidade é algo que se adquire ao longo de um certo tempo (já dizia o sábio Filósofo Grego Aristóteles, há mais ou menos 2.500 anos atrás), logicamente que alguns em maior tempo e outros em menor quantia dele, mas todos possuem condições de adquiri-la, através de estudo, dedicação, persistência, demais virtudes humanas.

Terceiro, os detalhes complementam um trabalho avaliatório, na medida em que os mesmos tornam-se ricos, numerosos, com consistência, em que na maioria das vezes só podem ser relatados pelo Avaliador – Corretor de Imóveis. Isso se dá através de um olhar apurado, de tempo e de metodologia adequadas à inserção de todas essas informações em um  documento que formará o Parecer Opinativo de Avaliação Mercadológica (POAM) que será confeccionado; com todas as suas etapas.  

Assim, fica clara a “estranheza” (termo da física) da frase inicial deste artigo, mas somente para os indivíduos que não são detentores do conhecimento e do aprendizado ofertado no curso que aqui destacamos. Talvez vocábulos da língua portuguesa, como: habilidade, percepção e detalhes, sejam privilégios da Avaliação Imobiliária Mercadológica (AIM). Ou mais do que isso: talvez tais palavras sejam utilizadas no Trabalho Avaliatório com tamanha devoção e respeito, justamente por ser um dos poucos afazeres de um Corretor de Imóveis em que a disciplina, a técnica, a diferenciação, são absolutamente necessários. Um profissional que sabe fazer uma AIM, destaca-se no que faz!             

Dito isto, agora convidamos você a acessar o site da ESP e conferir mais informações sobre o Curso Avaliação Imobiliária Documentada, que foi desenvolvido com cuidado para profissionais do mercado imobiliário, especialmente corretores de imóveis, mas também para estagiários, estudantes de TTI e demais interessados, que desejam expandir seus conhecimentos. 

Antes de encerrarmos, cabe ressaltar que o objetivo principal do curso é capacitar esses profissionais a não apenas dar opiniões verbais sobre o valor comercial de um bem imóvel, mas também a fundamentar essas opiniões.

O curso amplia as formas pelas quais esses profissionais podem prestar serviços, atuando como AVALIADORES IMOBILIÁRIOS MERCADOLÓGICOS em casos judiciais e extrajudiciais para bancos, agências de crédito, escritórios de advocacia, empresas e outras partes interessadas.

Gostou do curso? Então faça contato e solicite informações!

Você também pode gostar
-