Técnico em Qualidade: entenda o que o profissional faz

6 minutos para ler

Cursos Técnicos são reconhecidamente uma maneira rápida e eficaz de conquistar uma boa posição no mercado de trabalho. Atualmente, existem diversas opções disponíveis e uma delas é o curso que forma o técnico de qualidade.

Toda organização que preza pelo bom funcionamento dos seus processos internos — e pela entrega de um produto que atenda às demandas do cliente final — precisa estar atenta à gestão da qualidade. Assim, essa área tem sido cada vez mais valorizada nas empresas, de modo que isso se reflete no mercado.

Neste artigo, você vai conhecer melhor essa profissão tão promissora e entender por que fazer esse curso é uma ótima ideia. Acompanhe!

O que o Técnico de Qualidade faz?

Um jeito simplificado de explicar o que o técnico de qualidade faz é dizendo que ele é o profissional responsável por buscar a constante melhora da empresa, por meio da solução dos problemas que comprometem seus resultados. Para isso, ele utiliza as ferramentas da gestão da qualidade.

Ao documentar todas as atividades de uma empresa, o Sistema de Gestão da Qualidade auxilia na coordenação desses processos, com o objetivo de atender às regulamentações oficiais e satisfazer os clientes. Consequentemente, esse sistema traz uma grande contribuição para que a companhia atinja um patamar de verdadeira qualidade em todos os seus setores.

Como o Técnico de Qualidade atua no mercado?

Na prática, esse profissional tem uma gama de atribuições que lhe proporcionam diversas oportunidades no mercado de trabalho. Embora o setor industrial seja o que mais o emprega, outras áreas — como a da saúde, a do meio ambiente e a da educação — também necessitam dos seus serviços.

Com a formação de Técnico de Qualidade, o profissional está apto a realizar uma série de atividades no ambiente de trabalho. Conheça algumas delas:

  • utilizar ferramentas para solucionar problemas e, portanto, melhorar os processos dentro da empresa;
  • orientar colaboradores em relação aos métodos de produção, aos prazos para que os procedimentos sejam executados e as não conformidades encontradas;
  • planejar sistemas da qualidade, elaborar bons manuais e instruções de trabalho e realizar a sua implementação;
  • analisar as reclamações de clientes a fim de identificar suas causas, buscar soluções para essas falhas e orientar os envolvidos sobre as medidas tomadas para resolver o problema;
  • participar de auditorias internas e externas, elaborando e distribuindo documentos e checklists do que deve ser auditado, além de preenchendo formulários;
  • monitorar indicadores e realizar diagnósticos, tendo como foco o aumento da produtividade e da competitividade para a empresa.

Todas essas atividades, quando bem executadas, resultam na melhoria da organização como um todo e, também, na obtenção de certificados de qualidade, o que garante uma ótima reputação para a empresa. 

Qual é o perfil desse profissional?

Como você acabou de ver, o profissional da área da qualidade trabalha em um setor fundamental para o sucesso da empresa. Assim, esse curso é indicado para pessoas que se encaixam em um determinado perfil.

Para ajudá-lo a perceber se você combina com essa área, listamos as principais características necessárias a esse profissional. Confira!

Comunicação

Trabalhando na gestão da qualidade, o contato com trabalhadores dos outros setores da empresa é inevitável. Por isso, a capacidade de se comunicar, tanto para transmitir as próprias ideias quanto para compreender as dos outros, é uma habilidade muito importante na rotina de trabalho.

Powered by Rock Convert

Liderança

Muitas das atividades realizadas por esse profissional envolvem falhas nas atividades de outros colaboradores. Logo, o técnico de qualidade ocupa uma posição de liderança e precisa ter a habilidade de conduzir grupos de trabalhadores rumo à melhoria dos processos internos.

Organização

O trabalho na área da qualidade inclui normas técnicas, documentação, formulários e manuais, entre outros elementos que necessitam de muita organização. Desse modo, a falta dessa característica pode afetar o desempenho desse profissional.

Visão estratégica

O técnico de qualidade precisa desenvolver estratégias para fazer a empresa melhorar. Portanto, ter uma visão estratégica das situações contribui para que ele encontre maneiras de solucionar os problemas encontrados.

Disposição para mudanças

Na busca pela qualidade, é importante que o profissional esteja aberto a testar novas tendências e métodos que possam beneficiar a empresa. Se não estiver disposto a correr riscos, ele pode perder grandes oportunidades de fazer a organização crescer.

Como é a grade curricular do curso técnico em qualidade?

Nesse curso, a grade curricular é composta de algumas disciplinas mais abrangentes — como Estatística, Informática, Iniciação Científica e Redação Técnica — e outras mais específicas. Veja, a seguir, algumas delas:

  • análise e acompanhamento de projetos;
  • gestão da qualidade;
  • introdução à administração de empresas;
  • introdução à gestão de pessoas;
  • melhoria contínua e inovação;
  • planejamento empresarial;
  • planilhas eletrônicas e apresentação gráfica;
  • sistemas integrados de gestão.

O curso Técnico em Qualidade tem duração de 830 horas.

Quais são as vantagens de fazer um curso técnico?

Como foi dito no início deste artigo, os cursos técnicos têm a capacidade de inserir a pessoa no mercado de trabalho de forma rápida, tanto para quem está ingressando nesse mundo quanto para quem almeja uma recolocação profissional. No entanto, essa não é a única vantagem desse tipo de formação.

Justamente por serem mais rápidos do que uma graduação, os cursos técnicos priorizam o lado prático dos conteúdos estudados, o que é muito bom para quem não quer ou não pode demorar muito para conseguir o diploma. Em pouco tempo, o aluno se torna um expert em uma determinada área, o que é bastante valorizado pelas empresas.

Outra vantagem é o custo mais acessível. Fazer um curso técnico é o caminho para obter uma qualificação sem precisar arcar com os custos, muitas vezes exorbitantes, de vários anos de faculdade. Por ser mais barato e mais curto, esse curso representa uma economia significativa.

Optar por um curso como o de técnico de qualidade ainda permite que uma pessoa sem formação alcance um salário melhor, e que alguém que está insatisfeito no trabalho possa mudar de profissão. Portanto, essa é uma experiência que só traz benefícios para quem decide investir nela.

Então, você está interessado em dar um novo rumo à sua vida profissional com a ajuda de uma formação técnica? Entre em contato com a Escola São Pelegrino e saiba mais sobre o curso técnico em qualidade e sobre muitos outros!

Você também pode gostar
-