MEU GESTOR QUER QUE EU SEJA INOVADOR, E AGORA?

4 minutos para ler

A sensação que tudo muda a todo o momento é uma realidade. A pandemia do COVID-19 trouxe cenários que antes ficavam à margem da expressão “isso é coisa para o futuro”, o novo normal demonstra a necessidade de adaptação e resiliência para seguir frente aos novos desafios. A dificuldade de prever cenários futuros tornam o mundo corporativo muito complexo, as mudanças que ocorrem são muito rápidas e exigem que as empresas se adaptem buscando soluções ágeis e inovadoras.

A inovação pretendida pelas empresas nem sempre significa investimentos de altos valores financeiros, mas a solução de problemas com recursos simples utilizando o potencial criativo dos seus funcionários. Para isso, é essencial que as equipes sejam criativas e engajadas com o propósito da instituição, a fim de agilizar processos e eliminar desperdícios, buscando os melhores resultados no negócio.

Muitos empregadores buscam por funcionários que trabalhem com o sentimento de “dono da empresa”, que enxerguem os problemas como se fossem seus e se sintam responsáveis por apresentar soluções. Conforme Peter Drucker, pai da administração moderna, “Todas as inovações eficazes são surpreendentemente simples. Na verdade, o maior elogio que uma inovação pode receber é haver quem diga: Isto é óbvio! Por que não pensei nisso antes?”.

CRIATIVIDADE É UMA HABILIDADE

Para inovar é preciso usar e abusar do nosso poder de criação. A criatividade é uma habilidade inata do ser humano, ela é a aplicação prática da imaginação, uma forma de combinar as coisas para gerar um novo resultado ou produto. Porém, muitas vezes temos nossa criatividade bloqueada por crenças como “eu não tenho talento” ou “apenas artistas são criativos”. Para desenvolver nosso lado criativo é preciso ampliar o olhar para além dos conceitos que temos enraizados em nossa mente.

EXPLORE SUA CRIATIVIDADE

Powered by Rock Convert

Todos somos capazes de imaginar, logo, somos criativos. Existem inúmeras formas de você desenvolver um olhar diferenciado para as coisas e explorar sua criatividade. Separamos algumas dicas práticas para você!

  1. Seja Curioso: novos conhecimentos levam a novos caminhos.
  2. Mude a rotina: fazer as coisas diferentes, nos levam a enxergar coisas diferentes.
  3. Anote suas ideias: toda a ideia tem um potencial.
  4. Não tenha medo de errar: erre, mas corrija rapidamente, é através do erro que chegamos a outros lugares.
  5. Descanse: tenha um tempo para o seu inconsciente trabalhar, relaxe e se divirta.
  6. Seja Protagonista de sua Aprendizagem: estude em uma instituição que promova um ensino diferenciado.

ESTUDE EM UMA ESCOLA CRIATIVA E INOVADORA

Com o ensino tradicional dificilmente conseguimos potencializar a criatividade, isso porque os conceitos nos são dados prontos, aprendemos o que é certo e errado decorando fórmulas e buscando respostas prontas. Mas na prática, a realidade dentro das empresas é muito diferente, os problemas e dificuldades parecem muito distantes dos conceitos apresentados em sala de aula, portanto durante a aula é essencial que deixemos o lugar de mero receptores passivos de conteúdo para o de autores de nossa aprendizagem.

 A Escola São Pelegrino, através do Projeto de Inovação CoCriar busca tornar o ambiente escolar um local onde os conceitos ministrados sejam similares às vivências e necessidades do mercado de trabalho, com métodos adequados para o ensino em sala de aula e adoção de práticas planejadas que tornam os alunos protagonistas de sua aprendizagem e preparados para as inovações necessárias no mercado de trabalho. A ESP entende e aplica ações para que o aluno atue de forma inovadora em um mercado de trabalho cada vez mais exigente. O aluno ESP é preparado para liderar sua carreira pelo propósito, para que desenvolva pensamento crítico para questionar a realidade e analisar as situações por diferentes perspectivas, além de se capacitar para trabalhar em equipe com pessoas de diferentes áreas do conhecimento sabendo como expor suas ideias e escutar o outro.

Venha fazer parte de um ensino inovador, esperamos você na ESP.

Estamos sempre pensando em oferecer os melhores e mais atuais conteúdos. Então, aproveite para ler também um dos e-books que preparamos especialmente para você:

Você também pode gostar
-