Os efeitos da degradação ambiental no atual cenário mundial – COVID-19

5 minutos para ler

Não é de hoje que as epidemias fazem parte da nossa história. No século 14, a peste negra gerou um pânico na população muito semelhante ao que estamos vivendo no período atual, o cenário era de isolamento social. Essa peste era transmitida ao ser humano por meio de pulgas que infestam ratos e outros roedores. Naquela época, Europa e Ásia eram um verdadeiro lixão a céu aberto.

Não havia nenhum hábito de higiene ou saneamento básico, e por isso, as pessoas jogavam as próprias fezes no meio da rua tornando um ambiente totalmente insalubre, abrindo espaço para a propagação da doença. Estimativas descrevem que a peste tenha dizimado a vida de 75 a 200 milhões de pessoas, praticamente um terço de toda a população do planeta na época.

Outra pandemia bastante significativa na história foi a gripe espanhola. Especialistas acreditam que esta foi a mãe das pandemias: provocada pelo vírus influenza do tipo A H1N1, ele contaminou mais de 500 milhões de pessoas e provocou entre 17 e 50 milhões de mortes. No Brasil, estima-se que a gripe espanhola tenha matado ao menos 35 mil pessoas.

Outras variações do vírus influenza deixaram seus rastros de mortes ao longo do tempo, como a gripe russa, gripe asiática, gripe suína e a gripe aviária que juntas já causaram mais de 400 milhões de mortes. Agora enfrentamos o Covid-19, que já dizimou até o momento cerca de 38.700 vidas. Poderia citar aqui muitos outros eventos de epidemias que afetaram a população mundial. No entanto, o intuito desse artigo é alertar aos leitores a chamar atenção para os nossos hábitos de vida.

Os vírus infectam animais e humanos ao longo de milhões de anos. Vírus e bactérias vêm aumentando por conta das condições que criamos. As pandemias sempre existiram e sempre existirão.  O que ocorre é que a vida em sociedade, em centros urbanos e aglomerados de pessoas, faz com que a propagação desses vírus ocorra de forma muito rápida. Todos os dias saímos para nossas atividades diárias sujeitos a um ambiente totalmente propenso a doenças e infecções já que no meio urbano respiramos todos o mesmo ar, bebemos da mesma água e tocamos nas mesmas coisas, como num ônibus por exemplo.

De acordo com a publicação da revista Scientific American Brasil, outro fator que ocasiona a propagação de doenças está diretamente ligado às mudanças ambientais e ao comportamento humano. A degradação de florestas intocadas motivada pela extração de madeira, a mineração, a construção de estradas em lugares remotos, a rápida urbanização e o crescimento populacional estão aproximando o ser humano de espécies animais antes distantes. Hábitats degradados carregam vírus capazes de infectar seres humanos. É fato que a natureza apresenta ameaças, mas são as atividades humanas que causam o dano real.

Estamos em uma era de emergência crônica, onde precisamos mudar a forma de como nos relacionamos com o meio ambiente. As soluções começam com educação e conscientização. Repensarmos na infraestrutura urbana, criando condições de saneamento ambiental para todos, como coleta e tratamento de esgoto, tratamento dos resíduos gerados, abastecimento de água, criando ambientes melhores que ajudem a mitigar a propagação de infecções e demais doenças do presente e as que virão.  

Nesse contexto, é iminente a necessidade de haver a cada dia mais profissionais atuantes na área de meio ambiente, que possam contribuir para criação de melhores condições ambientais e biossegurança social, seja através de ações de planejamento ambiental urbano (essencial para mitigar vetores de propagação de doenças) seja no meio corporativo, através do uso consciente de recursos naturais e de matérias primas. Somente seguindo por esse caminho, temos a esperança de futuramente, evitarmos a catástrofe na saúde que estamos vivendo no período atual.

E você? Já se imaginou atuando na Área Ambiental e contribuir com o ecossistema e a biossegurança social dos meios urbanos? Saiba mais sobre o Curso Técnico em Meio Ambiente e as possibilidades de atuação profissional. Também sugerimos outro artigo publicado em nosso blog chamado “Você sabe o que faz um Técnico em Meio Ambiente?“.

Fonte de pesquisa:

BIERNATH; André. Quais as semelhanças entre a Covid-19 e outras pandemias do passado? Revista Saúde, 2020.

VIDAL; John.  Destruição de hábitats cria condições ideais para o surgimento do coronavírus. Destruição de biodiversidade causada por humanos leva a proliferação de espécies com maior probabilidade de transmitir novas doenças para nós. Revista Scientific American Brasil, 2020.

Você também pode gostar
-