Qual a importância do planejamento financeiro familiar? Saiba aqui

4 minutos para ler

O planejamento financeiro familiar é uma série de ações que ajuda a programar uma situação futura melhor e definir estratégias para cumprir compromissos e atingir os objetivos de todos os membros da família.

Planejar e organizar as finanças é importante para visualizar, com clareza, os rendimentos e despesas da família. Dessa forma, é possível perceber em quais momentos os gastos familiares são maiores, o que permite gerir melhor o dinheiro e tomar decisões de acordo com as necessidades de todos.

Continue a leitura e confira como fazer um planejamento financeiro familiar de sucesso!

Registre todos os ganhos e despesas da família

Um bom planejamento financeiro requer organização. Sentar e avaliar a situação atual é fundamental para entender em que parte estão seus maiores gastos e quanto a família consegue arrecadar por mês para cobri-los.

Para isso, anote tudo o que você gasta com água, luz, internet, aluguel, telefone, alimentação, cartão de crédito, entre outros. Dessa forma, é possível entender melhor quanto recebe e quanto gasta, além de poder avaliar se há possibilidade de reduzir ou cortar alguns gastos.

Durante essa etapa, também é importante considerar despesas futuras, como gastos com IPTU, IPVA ou compras parceladas. Isso permite que você saiba quanto terá nos próximos meses.

Outra boa dica é utilizar algum aplicativo que ajude no controle financeiro. Eles ajudam a registrar e acompanhar todas as ações familiares de forma simples e automática — desde os pequenos gastos até os grandes compromissos financeiros.

Defina objetivos e determine prioridades

Cada membro da família tem os seus objetivos e sonhos. No entanto, é importante que todos tenham metas em comum e que prioridades possam ser estabelecidas. Pense em objetivos de curto e longo prazo, como comprar um imóvel, adquirir um carro ou fazer uma viagem de férias.

De qualquer forma, é importante que as metas sejam específicas, atingíveis, mensuráveis e relevantes. Depois, defina estratégias para alcançar esses objetivos de acordo com as prioridades da família. Isso evita que gastos extras apareçam e comprometam o seu orçamento.

Além disso, é importante estabelecer o tempo que você tem para realizar cada ação. Sem prazo, é mais difícil avaliar se está no caminho certo, o que pode fazer com que a família desista do projeto.

Exercite o autocontrole

Não adianta apenas ter um bom planejamento sem colocar em prática a disciplina e o controle sobre si mesmo. Por isso, é importante que os filhos aprendam desde a infância a fazer uma avaliação das suas reais necessidades.

Evite fazer compras por impulso e realize pequenas ações que podem ajudar com a economia do lar, como desligar as luzes ao sair de casa. Essas práticas são importantes para controlar o orçamento familiar e reduzir despesas, além de colaborar com um desenvolvimento social sustentável.

Esse exercício também ajuda a família a moldar novos hábitos de consumo. Dessa forma, é possível deixar o lado supérfluo de lado e gastar o dinheiro de forma racional e com mais responsabilidade.

Os principais erros do planejamento financeiro familiar é gastar sem definir um orçamento mensal, parcelar as compras excessivamente e não estabelecer prioridades. É importante lembrar que cada membro da família tem as suas responsabilidades e necessidades, e conseguir equilibrar isso é fundamental para ter finanças sólidas.

Gostou do conteúdo? Então, complemente a leitura e confira 4 dicas imperdíveis de como fazer um planejamento financeiro pessoal para estudar.

Você também pode gostar
-